Entrevista com José Jobson de Andrade Arruda

Ouça a Entrevista

15 Respostas to “Entrevista com José Jobson de Andrade Arruda”

  1. Marco Antonio J. Pereira Says:

    Foi um grande prazer ouvir meu mestre, prof. Jobson.
    Tive a oportinidade de assistir suas aulas no Colégio Objetivo, em 1981.
    Realmente, ele plantou uma semente que germinou em minha vida, pois adoro qualquer tema ligado à História Universal e do Brasil.

  2. Mércio Martins Corrêa Says:

    Mércio Martins Corrêa

    Fiquei emocionado de ouvir a voz do Prof. Jobson.

    Fui seu aluno no terceiro colegio da primeira turma do Colegio Objetivo de São Jose dos Campos.

    Ele foi o professor que ensinou a entender e gostar de historia.

    HOJE, moro em Paris minha filha estudada no Colegio Internacional de Saint Germain e esta semana estudamos historia e o periodo da Revolução Industrial, Portugal, Brasil … e falei do Prof. Robson.

    Agradecemos ao Robson Arruda

    Mércio

  3. Stella Rodrigues Says:

    Recentemente me perguntaram qual foi o/a professor/a que você nunca esqueceu e imediatamente, o nome do professor Jobson veio na minha mente.
    Eu fui aluna em ” Humanas ” no Colégio Objetivo em 1980. O professor Jobson dava as aulas de História numa classe chamada, na época, ” Vaticano ” que tinha capacidade para mais de cem estudantes.
    Em outras aulas, certos professores não conseguiam dominar classes com trinta alunos e a zorra era total. Nas aulas do professor Jobson, não se escutava uma mosca pois todo mundo estava completamente hipnotizado pelas suas palavras. Não lembro dele gritando para impôr respeito ou pedindo silêncio. O respeito que os alunos tinham por ele vinha do conhecimento que ele demonstrava.
    Nos primeiros cursos do ano, os novatos do colégio aplaudiam no fim da aula e o professor Jobson sorria timidamente e agradecia.
    O tempo passou. Morei nos Estados Unidos, na Itália e na França ( aonde moro até hoje ) e em todos estes países, quando fui em Ercolano ou vou no Museu do Louvre, eu sempre lembro de alguma coisa que ele me ensinou. Não sei se ele vai ler esta mensagem mas se tal for o caso, gostaria de dizer: ” Muito obrigada, Professor ! ” Um abraço !

    Stella Rodrigues

  4. Priscila Faria Says:

    Os professores de História: Herodoto e Jobson foram marcantes para mim em 1977. Este foi o 1º ano em que o Curso Objetivo iniciou o curso preparatorio para o vestibular de exatas. Avenida Paulista, 900 (prédio da Gazeta). “Aulas show”. Foi fácil acertar todas as questões de História no vestibular. Muito obrigado Mestres. Airton Faria.

  5. Vera Moratta Says:

    No Curso pré-vestibular Objetivo, em 1976, Jobson e Heródoto foram os grandes e excelentíssimos professores que me ajudaram, indiretamente, a escolher a carreira de professora de História. Fiz também minha graduação na USP e me especializei em História Social pela Universidade do Estado de Santa Catarina, atuando também em pré-vestibulares e curso superior. Sou imensamente grata a esses dois grandes mestres da arte de ensinar e questionar.

  6. fausto marques Says:

    Um abraço ao mestre professor Jobson que tive a honra de
    ter como professor no depto. de história em 72,73 e 74

  7. sandra fichera Says:

    fui aluna do professor jobson no colegio objetivo da paulista em 81…inesquecivel…

  8. Varlice Says:

    Fui aluna dos professores Jobson e Heródoto Barbeiro no cursinho do Objetivo, ano de 1974.
    As aulas eram ministradas nas classes da ‘catacumba’, assim chamadas porque ficavam no subsolo do nº 900 da avenida Paulista.
    Inesquecíveis!
    Esses senhores conseguiam hipnotizar classes com número absurdo de alunos.
    Era possível ouvir uma mosca voando nelas.
    Eles fizeram história no Objeto e são até hoje lembrados com carinho por todos os que tiveram o privilégio de beber na fonte de seus ensinamentos.
    Obrigada.

  9. maria do carmo Says:

    sou imensamente grata ao Professor Jobson por seus ensinamentos e sua pessoa. fui aluna em sjcampos no colegio Objetivo em 1983.um abraço para alguem que se soube se tornar imortal !!!!!

  10. José Augusto Carrinho Antonio Says:

    Também fui aluno da dupla imbatível de História, no cursinho Objetivo – Paulista de 1978: Heródoto e Jobson. Alguns (?) anos depois, estou aqui pelo RJ, trabalhando na nossa Petrobras.

  11. Ely Says:

    Eu também tive a sorte de ser aluna dos Profs. Jobson e Heródoto, no Curso Objetivo, em 1976. Que aulas fantásticas, inesquecíveis!
    Mestres, muito grata por tudo!

  12. Anônimo Says:

    Nooossaa !!! Acabo de ouvir o meu tão admirado Prof Jobson no programa Biblioteca na Rádio USP !!! Que surpresa agradável ! Me remeteu ao início de 1970, quando foi fundado o Cursinho Equipe onde por seis meses tive o privilégio de ser aluna do Prof Jobson!! E que professor !! Aquilo sim era aula ! Muito obrigada pelos seus ensinamentos! Um abraço bem grande com muita saudade ! 🙂

  13. Lucy Andreotti Says:

    Nooossaa !!! Acabo de ouvir o meu tão admirado Prof Jobson no programa Biblioteca na Rádio USP !!! Que surpresa agradável ! Me remeteu ao início de 1970, quando foi fundado o Cursinho Equipe onde por seis meses tive o privilégio de ser aluna do Prof Jobson!! E que professor !! Aquilo sim era aula ! Muito obrigada pelos seus ensinamentos! Um abraço bem grande com muita saudade ! 🙂

  14. José Wellington Porto Says:

    Fui aluno na Paulista, 900, em 1976, na SN21. Eu fui meio “pentelho”, já que eu já havia “devorado” muita coisa de História Geral e do Brasil, além de estar no meio jornalístico – em 1976, eu trabalhava na CGJ-SP, na Praça Mal. Deodoro, na Pesquisa do Jornalismo, chefiada pela Gisela Svetlana Ortriwano, embora eu não dissesse isso a ninguém.
    Eu, às vezes, intervia nas aulas de História, mostrando outras interpretações de fatos históricos, em aulas do Jobson e do Heródoto.
    Um dia, Heródoto me “apertou” para saber quais eram as fontes bibliográficas que eu utilizava e, após citar alguns autores, incluindo Hannah Arendt, acabei confessando a ele qual era a natureza de minha ocupação…
    Eu gostava das aulas, porque eu acabava “trocando figurinhas” com eles, Jobson e Heródoto…
    Anos após, encontrei, em uma visita à ALESP, o Heródoto, que, sem lembrar meu nome, reconheceu minha fisionomia como sendo de um de seus ex-alunos.
    Deixo aqui um abraço aos dois.

  15. Luis Carlos de Sousa Says:

    Hoje dia dos professores me lembrei de um grande mestre jobson,final dos anos 70.cursinho objetivo amo história esse é um mestre com carinho.

Deixe um comentário