Efeito Boiada

 
                                           Véspera de eleição vira a cabeça de todo mundo. De candidato novato, de político a cata de reeleição, marketeiros de todas as espécies, cabos eleitorais dos mais variados preços, um sem número de maçanetas e jornalistas. Esse é um momento sublime na democracia brasileira, quando o eleitor vai dar mais uma vez um cheque em branco para que a excelência fique mais quatro anos sem dar satisfações a quem quer que seja, empregando os parentes, usando de todas as mordomias pagas com o dinheiro público que inclui carro, motorista, salário e um sem número de pagamentos indiretos. Por isso é educativo sempre perguntar para a excelência quanto ela custa e não quanto ganha, em dúvida consulte o site do contasabertas.com.br, ou da transparênciabrasil.org.br ou ainda o amb,com.br. São passeios internéticos altamente pedagógicos.
 
                                         Reta final de eleição é o momento melhor para se lançar balões de ensaio. Eles arrastam multidões que saem correndo atrás sem saber se eles são reais ou imaginários e se ou não algum valor. Basta soltar que o povo se empolga. Qualquer um que trabalha como marqueteiro sabe disso. O exemplo mais recente foi a especulação que o governo federal iria liberar o Fundo de Garantia para a compra de ações de Petrobrás. Foi um furor. Em 2000 o governo Fernando Henrique liberou 50% do FGTS para investimento na empresa. Era um momento que as ações custavam bem menos do que hoje e quem aplicou ganhou 700 % do que investiu. Se tivesse deixado no Fundo o rendimento seria de apenas 50%. Sem dúvida uma grande oportunidade que proporcionou que trabalhadores investissem mais de um bilhão de reais. Logo depois foi liberado para investir mais metade do saldo na Vale do rio Doce.
 
                                        O governo Lula entrou na disputa. O ministro do trabalho Carlos Lupi “vazou ” a notícia que o governo estuda a proposta de abrir para investimento de dez por cento do Fundo na Petrobrás. O “estudo” , na imprensa, virou pode, deve, até virar vai. Ou seja de uma especulação virou verdade e uma enxurrada de matérias povoou a mídia. Ninguém queria ficar de fora de um assunto tão importante. Consultores,professores, analistas, banqueiros, comentaristas econômicos e outros entrevistáveis deitaram falação. Algum iluminado resolveu procurar o ministro para confirmar a notícia. Ele sumiu. Estourou o efeito boiada e os nacionalistas de plantão renovaram suas bandeiras que o petróleo é nosso. A base do governo se movimentou para sustentar uma belíssima notícia para a reta eleitoral. E nada do ministro Lupi aparecer. Milhões de participantes do FGTS queriam alguma novidade, afinal eles são eleitores e numa hora dessa pode decidir pelo candidato do governo.
 
                                      Finalmente o presidente Lula chegou a Nova York e soube da quizumba. Imediatamente mandou o Mantega negar a notícia. Foi um banho de água fria nos participantes do Fundo e dos jornalistas que divulgaram sem saber exatamente o quer era. Os marqueteiros de plantão não desanimaram, vão atrás de outro balão que possa fortalecer o candidato, mesmo que o Lupi não reapareça.
 
Heródoto Barbeiro -jornalista TV Cultura/CBN www.herodoto.com.br
Anúncios

Uma resposta to “Efeito Boiada”

  1. Maria da Paz Says:

    Olá, Heródoto!

    Na reta final para as eleições observo com perplexidade a forma pouco educatuiva e até cínica do nosso Presidente. Falo das eleições de Recife. O candidato do PT, João da Costa, teve sua candidatura impugnada pelo Ministério Público por uso abusivo da máquina. A minha perplexidade é ouvir o Presidente Lula falando no Guia Eleitoral local que ELES ESTÃO DANDO UM GOLPE. Eles quem? Eles próprios? O Presidente está mentindo deslavadamente. Isto não seria razão para impedir a sua aparição no guia? Cadê o MP pra se defender?
    O que é isto? Que país é este? Que presidente é este?

    Maria da Paz Brasil
    Casa Forte – Recife

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: